TELECTRINF – Telecomunicações E Electricidade

A Telectrinf – Telecomunicações e Electricidade, Lda. foi fundada em 1991 pelo seu sócio gerente Eng. José Jaime de Castro Guimarães para fazer face aos desafios então propostos pelo governo Angolano nas áreas das telecomunicações.

Desde a sua fundação tem sido um parceiro importante da Angola Telecom, tendo estado envolvida nos grandes projectos de telecomunicações realizadas em Angola.

Nas Telecomunicações temos actuado na execução de várias infra-estruturas de redes nomeadamente na implantação de redes estruturadas de voz e dados, como também no fornecimento de equipamento activo sobretudo switching e servidores de voz.

Nesta actividade temos algumas parcerias importantes tais como a Cisco, SMC e Aastra - Ericsson, que possibilitam fornecer soluções de TI o mais abrangentes possíveis.

A partir de 2002 alargou a sua área de actuação à electricidade em BT, iluminação pública, instalações industriais e terciárias.

Nessa altura a Telectrinf possuía um quadro de pessoal especializado em telecomunicações e electricidade de baixa tensão.

Face aos grandes desafios que se anteviam em Angola na área de energia e apostando fortemente no crescimento e diversificação das suas actividades, procurou e estabeleceu parcerias com empresas ligadas á área de energia nomeadamente com a empresa Portuguesa E.I.P. – Electricidade Industrial Portuguesa, S.A. para transferência de “Know-how” e para a realização, concepção e construção de um conjunto de importantes projectos que exigiam uma forte especialização na alta e muito alta tensão.

Em 2008, a Telectrinf concorreu a importantes obras na área da energia nas províncias do Huambo e Bié.

O desenvolvimento destas obras, revelou-se uma mais-valia importante na formação de quadros da empresa, pois a sua realização contribuiu em grande medida na especialização dos seus participantes.

Podemos dizer que volvidos dois anos de obras, já temos resultados muito positivos com equipas autónomas em áreas como fundações, assemblagem, e montagem.

Outra das áreas importantes de actividade da Telectrinf é na iluminação das pistas de aeroportos onde têm uma vasta experiência no estudo e implementação de sistemas da ADB.

Com esta parceria a Telectrinf instalou equipamentos dentro das normas internacionais de segurança da aviação civil – ICAO nos aeroportos de Luanda, Cabinda, Saurimo, Luena e Bié.

Os sistemas propostos estão de acordo com as categorias CAT I, CAT II e CAT III que definem as normas de precisão de aproximação dos aviões às pistas nos aeroportos de acordo com o grau de visibilidade disponível.

Estas normas internacionais de visibilidade são definidas pelo organismo internacional ICAO.

O nosso quadro de pessoal tem sido reforçado significativamente face ao volume de trabalho e aos desafios que a nova realidade determina contando actualmente, com cerca de 240 colaboradores, 30 dos quais, são quadros superiores de engenharia, fazendo ainda parte da sua estrutura 50 técnicos superiores e 120 técnicos auxiliares.

Ao nível de viaturas e equipamentos a Telectrinf tem feito um forte investimento nomeadamente em:

  • Retro escavador
  • Bulldozers
  • Camiões de longo curso
  • Camiões com grua
  • Porta contentores
  • Auto gruas
  • Viaturas 4X4
  • Viaturas de transporte de pessoal
  • Equipamentos de desenrolamento de cabos

Actualmente a concepção, montagem e fornecimento da linha de energia a 220 KV entre a subestação de Belém do Dango e a subestação do Kuito, assim como a concepção a concepção, fornecimento e montagem da subestação do Kuito são obra que a Telectrinf se encontra empenhada.

Outra das obras em realização é a concepção e montagem e fornecimento da linha de energia a 220 KV entre a subestação da barragem do N’Gove e a subestação Belém do Dango assim como a construção da subestação de Belém do Dango, Benfica do Huambo e Cáala.

Neste momento com um crescimento sustentado a Telectrinf tem já no território Nacional de Angola, uma rede de escritórios que permitem uma maior aproximação com os seus clientes, possibilitando uma maior qualidade de serviços e uma resposta mais rápida e eficaz às suas solicitações.

Escritórios da Telectrinf:

  • Província de Luanda – Sede/Luanda, Cruzeiro e Golfe
  • Província do Zaire – Soyo
  • Província do Huambo – Huambo
  • Província de Cabinda – Cabinda
  • Província do Bié - Bié